21 de dezembro de 2006

VICTOR OU VICTÓRIA? HEROÍNAS QUE SE DISFARÇAM DE HOMENS

Quem já viu um filme comédia musical com a Julie Andress intitulado VICTOR OU VICTÓRIA?O enredo passado na Chicago dos gangsteres conta a história de uma jovem cantora chamada Vitória que não conseguido emprego se disfarça do travesti Victor consegue se empregar num clube noturno tornando-se um verdadeiro sucesso da temporada.

O único problema é quando ela se apaixona pelo dono do lugar um gangster machão charmosísimo que também corresponde ao sentimento gera uma grande confusão.

Bom essa introdução serve para ilustrar este Post.São livros com o tema onde a mocinha precisar usar o disfarce de homem por algum motivo seja receber uma herança, seja fugir de alguma ameaça, no entanto quando se apaixona causa muita confusão.

Espero que gostem do post e contribuam com outras sugestões:




MEL DO PECADO

Barbara Leigh

TÍTULO ORIGINAL: The Touch the Sun

Ano: 1991

A HISTÓRIA DE UM AMOR POLÊMICO QUE TRANSGRIDE TODAS AS LEIS!

O mais profundo desespero assaltava Connaught. Contra todos os valores de guerreiro medieval, apaixonara-se por outro homem! Amava Drue Duxton, ansiava desesperadamente pelo corpo dourado de mel e o sol do lendário cavaleiro que o tornara prisioneiro em terras inglesas. Como desejava expirar esse sentimento que ameaçava sua vida e sua alma com o fogo do inferno!Seu amor por Drue era ao mesmo tempo benção e maldição!Drue compadecia-se do prisioneiro, cujos olhos azuis cheios de céu refletiam os peso de todos os pecados!Mas não podia lhe aliviar os tormentos. Ela havia renegado seu sexo por juramento e por opção.Ela era e sempre seria um cavaleiro do reino, e não uma mulher!

Ao ler Mel do Pecado fiquei pensando se a autora Bárbara Leigh , não se inspirou na obra prima do escritor brasileiro Guimarães Rosa´´Grande Sertões Veredas´´.Quem já leu encontra algumas semelhanças nas histórias do amor do cangaceiro Riobaldo pelo ´´amigo´´ Diadorin (Grande Sertões Veredas) e Drue/Druana pelo irlandês Connaught (Mel do Pecado).

Voltando, ao livro Mel do Pecado conta a história de Drue/Druana, uma garota que ainda na infância juntamente com o irmão sobrevivem a um ataque do exército Escocês na fortificação de sua família.O pai que após retornar para casa e encontrar a esposa morta decide trazer o que resta da família unida ou seja seus dois filhos .Tudo seria perfeito se a garotinha Druana não houvesse pegado gosto pela vida de cavalheiro errante e decidido ser treinada por seu primo Turlock para ser um ´´cavaleiro´´.O que parecia ser simplesmente uma brincadeira de criança torna-se uma realidade concreta, quando a moça escondendo ser mulher é sagrada cavaleiro, impossibilitando que a família revele seu segredo sob pena de sofrer diversas sanções do Rei e da Igreja.Druana passa a ser conhecida por sir Drue um dos mais valentes cavaleiros de armadura á serviço de sua majestade o Rei da Inglaterra, na luta contra os escoceses.

Ocorre que ao capturar um conde irlandês, Drue/Druana esperava conseguir um resgate vultuoso, no entanto descobre pela primeira vez a paixão.Patrick Connaught o conde irlandês, um cavaleiro igualmente habilidoso a serviço de Robert de Bruce é capturado pelo jovem cavaleiro Drue. Connaught passa não ter paz, pois, se não bastasse a humilhação de ser derrotado por um rapaz jovem, ´´sem nem mesmo barba no rosto´´, não consegue explicar uma paixão avassaladora por esse mesmo rapaz o qual deveria odiar como bem caberia a um inimigo.

Essa história gerou muita polêmica, e já foi muito comentada na Comunidade do Orkut ADORO ROMANCES, tendo fãs incondicionais e alguns que não apreciam a história .Eu particularmente considero uma obra prima da literatura romântica.Como não se emocionar com o drama de Connaught, um homem casado heterossexual, pai de 3 filhos, possuidor de toda uma bagagem cultural e dogmas religiosos que regiam a Cavalaria na Idade Média, ao ver-se apaixonado por outro cavaleiro do exército inimigo qual acreditava ser outro homem (Drue/Druanna).

Depois de descoberta a verdade, que o valente cavalheiro Drue era uma mulher, a trama não perde a força, continuando a prender o leitor até o final.Esse livro é indispensável para coleção de qualquer leitor(a) de bons livros históricos de banca ou não.


PERDIÇÃO

Laurel Ames

Clássicos Históricos nº 39

Nova Cultural – 1994

Título Original – Homeplace

Harlequin Books – 1994

Ela guardava um segredo inconfessável!

Para garantir seu futuro, Justine inventara uma enorme mentira. Agora, com a chegada de Richard, a verdade começou a queimar-lhe no peito, exigindo ser revelada. Ele era o homem que poderia fazer seu mundo ruir, e ela, por amor, estava disposta a qualquer sacrifício, inclusive a desvendar sua intimidade...

Richard lutava com todas as forças contra a insana atração que sentia por essa criatura diabolicamente sedutora. Ele não podia se entregar às estranhas e turbulentas emoções, sob pena de perder a razão!


Justine ou simplesmente Justi, nasceu menina, entretanto seu verdadeiro sexo foi mantido em segredo.O motivo da mentira, contada pela mãe e pela babá foi agradar o avô da moça um senhor idoso o Conde de Marlowe, um homem que estava as portas da morte e queria um herdeiro para seu título e suas terras. O pai de Justi/Justine havia morrido em uma das Guerras Peninsulares e como o velho nobre havia jurado expulsar a nora viúva se esta não lhe desse um neto homem.Ocorre que o nascimento do neto deu animo novo ao moribundo que recuperou-se da doença e viu seu ´´neto´´ e herdeiro crescer sem no entanto adquirir as características masculinas esperadas como barba e voz grossa.Justi/Justine é criada como um rapaz pertencente a burguesia do campo sabe lidar bem com a administração de uma propriedade rural, entende de animais, principalmente cavalos, no entanto quer ser mesmo uma escritora, e é o dinheiro desse trabalho que guarda para o dia que o avô descobrir e expulsar de sua casa a ela, a mãe e a babá.

Para que a educação do jovem se torne completa um primo de segundo grau é nomeado tutor,incumbindo de auxiliar o jovem Justi a tornar-se um verdadeiro Lord.Como tutor de Justi/Justine o primo Richard Marlowe contrata um perceptor que deveria ensinar além de matemática, boxe, esgrima e etiqueta ao jovem .

O que o primo Richard não sabia que o preceptor francês era um bêbado e devasso,que após descobrir o segredo de Justi, quer forçar um casamento por dinheiro.

Richard flagra o preceptor atacando seu jovem primo de uma maneira imprópria, o expulsa da mansão no campo e toma para si a obrigação da educação do rapaz.

No entanto Richard passa a sentir uma atração imprópria e inexplicável pelo pupilo Justi/justine passando a questionar seu próprio caráter.

Ainda que essa história não tenha a mesma profundidade de MEL DO PECADO, o enredo consegue prender a leitora, Richard o mocinho descobre atração por Justi/Justine mais adiante na história, mas os questionamentos morais de um homem sentir atração por uma pessoa do mesmo sexo aqui continuam presentes.


SOB O SIGNO DA PAIXÃO

Laurel Ames

Clássicos Históricos nº 28

Nova Cultural – 1994

Título Original - Teller of Tales

Harlequin Books – 1993

No jogo do amor, a única regra é a busca do prazer...

Em Londres, eram famosas as farras de lorde Richard Raines veterano das guerras napoleônicas e amante dos prazeres da carne. Porém, o desencantado nobre logo descobriu que Jenner Page era mais sincera em sua paixão do que qualquer outra mulher que ele já conhecera.

Com um disfarce de homem para ocultar seu passado e protegê-la no futuro, Jenner Page desfrutava de mais liberdade do que qualquer mulher de sua época sonharia. E suportava uma solidão a que poucos resistiriam. Até que, certa noite, o devasso lorde Raines atraiu Jenner para uma vida pontilhada de escândalos e para um amor impossível!


A escritora Laurel Ames parece haver gostado do tema, pois retornou a ele. Desta vez ela conta a história de Jenner Page uma jovem escritora que para poder ter seus livros publicados utiliza um pseudônimo masculino e como teria que realizar as negociações pessoalmente com o editor em Londres disfarça-se de rapaz. Acontece um acidente no caminho para a capital inglesa, sendo Jenner socorrida por Lorde Richard Raines, um nobre com fama de farrista e dissoluto.

Richard é um homem que sobreviveu a guerra e a perda da esposa, sobrecarregado com os problemas de sua própria família decide ajudar o teimoso jovem escritor Jenner, no entanto suas boas intenções são colocadas em xeque quando descobre que está acolhendo uma bela e enigmática mulher, que o atrai profundamente, o que lhe acarreta diversos problemas com a conservadora sociedade londrina .Quem tiver receio de estar um livro parecido com o anterior descrito e escrito pela mesma autora, não precisar ter precaução. Laurel Ames conseguiu escrever duas história sobre o mesmo tema com personagens femininas bem diferentes (apesar de ambas serem escritoras e os mocinhos tenham o mesmo nome).Nesse segundo livro o casal principal possui maior bagagem de vida e adotam um posicionamento mais crítico diante da vida. No livro ´´PERDIÇÃO´´ o personagem Richard se apresenta com maior maturidade, já esse Richard do livro ´´SOB O SIGNO DO PECADO´´ leva uma vida mais irresponsável.

Esse segundo enredo possui alguns componentes, que dão maior carga dramática ao livro.


FLOR DO PÂNTANO

Patricia Potter

Título Original: Sampfire

Harlequin: 1988

Nova Cultural: 1992

2ª edição

Um campo de batalha não era lugar para jovens ricas e mimadas. Mas a dor e a revolta de perder o noivo instigaram em Samantha Chatam a vontade de lutar contra o próprio pai, lutar par vingar a morte do homem amado.

Determinada, vestiu-se de rapaz e juntou-se ao grupo rebelde que tentava libertar a Carolina do Sul do julgo dos ingleses. cada dia crescia a admiração do major Connor O'Neil pelo "garoto" corajoso que não hesitava em arriscar a vida em missões perigosas. Apegava-se ao jovem de modos estranhos sem suspeitar que sob os trajes rudes havia uma bela mulher, que se debatia no drama de não poder revelar sua identidade.Principalmente a ele, que odiava a todos os da família Chatam, e a quem passou a amar desesperadamente.


Da Europa Medieval e da época da Regência, o cenário passa a ser os EUA, durante a guerra por sua independência da Coroa Inglesa .

Nossa heroína Samanta Chatam uma jovem, de família tradicional, partidária dos colonizadores ingleses. Educada para ser uma dama Samanta resolve deixar uma vida cercada de mordomias e privilégios, e fugir para os pântanos local onde está ocorrendo o foco da resistência americana ao domínio inglês.Ela espera deixar para trás em sua fuga, a maldade do próprio pai, e a tragédia da perda do noivo. Para ser bem sucedida em sua fuga e ser aceita na milícia americana, ela se disfarça de rapazinho e adota o nome de Sam Taylor.Durante a fuga, ainda disfarçada ela encontra e salva a vida de Connor O´ Neill, que coincidentemente vem a ser o irmão mais velho de seu falecido noivo, um homem que jurou vingança ao pai de Samanta e todos os membros da família Chatam. Connor , aprende admirar Samanta /Sam, como um soldado destemido,e bom atirador e o adota como um irmão mais novo.

Nessa obra ao contrario dos livros anteriores não existe um choque de consciência por parte do herói por estar ´´apaixonado´´ por outro homem, uma vez que Connor descobre a identidade de Samanta antes de admitir sua atração, mas nem por isso o livro perde sua densidade dramática.

Esse livro é pó primeiro da saga americana dos O´ Neill, que seguem com :

Sâmara (a filha do casal)

Elo de Prata (o neto)

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi, parabéns pelo blog, está lindo. Sugiro o livro de Bronwyn Williams "Mar de Desejo". A história fala de dois irmãos gemeos Pride e Prudence, que após perderem o pai passam por uma situação difícil. Pra conseguir manter a casa, eles praticam pequenos roubos a marinheiros no cais. Os dois se dão mal quando uma noite ao assaltar um homem, ele revida e os domina. O homem é o capitão Gideon MacNair, um honesto baleeiro que havia ancorado seu navio no porto aquela noite. Sem desconfiar que um dos trombadinhas era uma moça, Gideon decide prendê-los e levá-los a bordo de seu barco para ensinar-lhes uma lição e a ganhar o sustento de forma honesta. As confusões começam quando o capitão começa se sentir atraído pelo rapazinho...

Patricia Hamdan disse...

Oi Adorei essa sua postagem achei seu blog lindo, li o Mel do Pecado, adorei sua opinião a respeito dos outros livros que ainda não li, mas como vc mesmo disse mel do pecado e livro polemico e sempre tive a impressão que ele causa dois tipo de sentimento alguns amam a historia e outros a odeiam. Eu to no lado do que odeia, a principio li o livro pq era uma historia diferente e tal, mas durante a leitura fui tomando uma noção que, mas parecia a historia de dois homens do que uma mulher que ser ver obrigada a se vestir de homem Drue era realmente um homem, ja varios comentarios que parecia uma historia gay, não gostei pq a principio autora não sobre explicar varias coisas, ora dava a impressão que ainda existia a menininha que o Drue foi, ora talvez o irmão dela era para ser mulher ela homem, e não fico muito explicado como ela parou de menstruar aff, caiu e parou nada haver, Alem da autora passar no livro que ser mulher e horrivel as descrições de mulher são futil que so sabe falar, nunca vi um livro desvalorizar tanto uma mulher como nesse livro.
No fim não entendi a Druee era uma mulher queria ser homem e gostava de homem ? ? ?
Uma coisa fazer uma personagem que se vesti de homem por causa das circustancias outra bem diferente e pq quer ser homem e Drue queria ser homem, pq causa desse livro meio que tenho receio de ler outros do mesmo gênero.
No fim não entendi a druee era uma mulher queria ser homem e gostava de homem ? ? ?
Todas as cenas de Drue me davam a impressão de um personagem masculino.
Uma coisa fazer uma personagem que se vesti de homem por causa das circustancias outra bem diferente e pq quer ser homem e Drue queria ser homem, pq causa desse livro meio que tenho receio de ler outros do mesmo gênero.
Mas que gosta de livros diferentes vai gostar dele.

Outras leituras Legais ...

Blog Widget by LinkWithin