14 de setembro de 2006

HAVIA ROMANCE NA ANTIGUIDADE ??

Eram os egípcios, gregos, romanos, fenícios, celtas afinal os povos da antiguidade, românticos? Acredito, ser difícil responder a essa pergunta com exatidão.
Imagino sim que havia romantismo, não seguindo os nossos padrões contemporâneos, penso que os antigos tenham desenvolvido seus próprios códigos para amar e buscar o amor.
Livros históricos ambientados nessa época são muito raros, no entanto autoras como Lynn Bartlett, Merline Lovelace e Michelle Styles se aventuraram a recriar esse passado tão remoto e mais usa-lo como cenário de suas histórias.

MERLINE LOVELACE
Das três escritoras a mais conhecida pelo público brasileiro é Merline Lovelace. Ela visitou quatro lugares da antiguidade em seus livros.Roma com Tormenta de Paixões, Bretanha em Deusa Alena.O Egito em A Teia do Destino, e a Grécia em a Escrava de Atenas .
As histórias possuem como ponto em comum além de uma boa narrativa, que prende a atenção das leitoras, a descrição bem feita dos cenários, e dos respectivos momentos históricos, mas principalmente casais que descobriram o amor e povos diferentes .
No livro, Escrava de Atenas a guerra entre Esparta e Atenas e a forma de organização social, com posicionamentos diferentes que ambas as cidades estado possuíam, trouxe muito para o desenvolvimento da trama .
Nas duas outras obras da mesma escritora o choque de culturas também se faz presente.
O conflito maior foi entre os Bretões e Romanos retratada em Deusa Alena. O clã de Alena, perdeu a guerra para os invasores romanos e tentam apesar de tudo preservar sua cultura.
Os egípcios Em Teia do Destino parecem aceitar melhor a interferência do Império Macedônio, sendo que o romance tem foco principal a tentativa de adequação do casal Philip e Farah um ao outro, do que as diferenças entres seus povos.
Obs: A leitora mais observadora notará que o primeiro encontro dos casais se dá de forma bem parecida.Os três guerreiros poderosos se apaixonam a primeira vista, por suas mulheres.
Marcos Valerius ao ver Alena treinando em uma arena.Alexandre observa
Fedra surgir das águas e Philip se encanta por Farah correndo no deserto .


DEUSA ALENA

Clássico Histórico nº 80
Merline Lovelace
Nova Cultural – 1996
Título Original – Alena
Harlequin Books - 1994
Dois inimigos mortais. U ma paixão proibida.
Bretanha, 67 d.C.
O coração indomável de uma guerreira pulsava no peito de Alena, filha de uma rainha e mãe de um rei. Como princesa celta, jamais se curvaria às ordens dos invasores. Mas não podia imaginar que a mão de ferro do Império Romano penetraria em sua alma com a força arrasadora da paixão!
Marcus Valerius, comandante da Sétima Legião, era a personificação da glória de Roma. Chegara à Bretanha para massacrar os rebeldes. Só não esperava defrontar-se com uma bela e ardilosa celta, com longos cabelos dourados e veneno nos lábios carnudos!



A ESCRAVA DE ATENAS

Clássico Histórico Especial nº5

Merline Lovelace
Título original: Siren's call

Nova Cultural: 1995

A paixão por um inimigo inflamou sua alma guerreira!Como uma ninfa, ela surgiu do mar, coberta apenas pela espuma das ondas e por seus cabelos negros. Era Fedra, fil ha de Esparta, mulher capaz de atrair um homem para águas profundas. Onde Alexandre, glorioso guerreiro de Atenas, poderia se afogar. Porque ela era maravilhosa e sua inimiga!Aprisionada por Alexandre como troféu de gurra, Fedra não se submeteu a ele, pois isto seria trair tudo que ela era. Mas negar seu amor também seria trair tudo que desejava ser!


A TEIA DO DESTINO
Clássico Histórico nº 117
Merline Lovelace
Nova Cultural - 1997

Título Original - Lady of the Upper Kingdom

Harlequin Books - 1996
Egito Antigo, a.C.

A dama Farah
Ágil como um felino, Farah era um dos mistérios mais intrigantes do Egito. E Philip sabia que tinha de possuí-la, apesar de ter herdado a condição de sacerdotisa absolutamente intocável.


Capitão Philip Tauron
O guerreiro ignorante não conhecia nada do mundo de Farah, mas ele era magnífico, apesar de sua arrogância, e provocava-lhe um desejo que ela não podia negar...


DOMINIO DOS DEUSES


AUTOR: Lynn Bartlett

EDITORA: Nova Cultural ANO: 1991

TÍTULO ORIGINAL: Defy the Eagle

INIMIGOS PELO NASCIMENTO AMANTES PELO DESTINO ESPETACULAR AUTORA ROMÂNTIC

A, NUM LIVRO QUE NOS TRAZ DE VOLTA O FASCÍNIO DAS GUERRAS ENTRE OS POVOS CELTAS E OS ROMANOS.

Movido por uma fúria mais forte do que a paixão, Cedric encostou o punhal no peito de Lívia, pronto a liquidar a mulher que lhe invadia os sonhos e lhe excitava os sentidos .Não , não podia matá-la.Lívia agora pertencia aos seu povo, um penhor de guerra que cada homem de sua tribo iria querer para si...

LYNN BARTLETT

Acredito que foi a primeira autora de romance de romances de banca a escrever sobre esse período histórico. DOMINIO DOS DEUSES originalmente publicado em 1986, sendo reeditado pela Nova Cultural em 1991 na coleção Clássicos da Literatura Romântica.Foi o primeiro romance histórico que li e confesso que esse livro influenciou me gosto pela leitura de romances históricos.
O livro como a maioria daqueles editados no segmento Clássicos da Literatura Romântica é muito bem escrito.
Uma bela mulher em um sonho profético, assim é o primeiro encontro de Cedric o guerreiro bretão e Lívia a nobre romana.Mesmo advertido que a mulher de seu sonho é também o seu destino Cedric reluta em aceitar.A resistência termina ao guerreiro ficar frente a frete com a moça.
Ela em nada se assemelha com uma altiva romana, como sua irmã Claudia.Nasceu e foi criada na ilha da Bretanha, sabe falar a língua nativa tão bem quanto o latim.Lívia apesar de ser romana, e ter recebido um a educação que cabe á uma nobre romana, não entende por que se sente á vontade em uma terra onde prevalecem os costumes bárbaros. Está noiva de um tribuno, prestes a embarcar para Roma a capital do Império.Em uma noite a revolta da rainha Bodicea chega a villa da família de Lívia,e ela é tragada pelos acontecimentos.De senhora passa a escrava , sem saber qu e sua vida esta predestinada a unir-se a seu captor.
Nesta obra DOMINIO DOS DEUSES a historia se desenvolve por volta 20 anos antes de Deusa Alena inclusive no livro de Merline Lovelace as tribos celtas estão sofrendo as conseqüências das mesmas lutas.

IMPÉRIO DA SEDUÇÃO

Harlequin Romances Históricos 42
Juliet Landon

Ímperio Romano

Será ela realmente inocente?
Vivendo como uma dama refinada, Dania Rhiannon tem sua origem em segredo.enquanto isso, durante o dia, os soldados romanos ocupam as ruas de Coria, no extremo norte do Império
Romano.

Mas à noite, os oficiais mais influentes se deixam atrair para a Casa das Mulheres.
Marcada pelo passado, Dania jamais se sentiu tentada a partilhar de prazeres íntimos.

Porém, sua vida tomou outro rumo ao encontrar Fabian Comelius Peregrinus, um guerreiro capaz de seduzi-la.No entanto, estará Fabian realmente atraído por ela? Ou suspeitará do que possa haver por trás de sua inabalada reputação?


Dania Rhiannon após ver seu casamento de um ano para o filho do Druida Mor de seu Clã chegar ao fim está na eminência de , tornar-se um sacrifício para os Deuses.Como única alternativa lhe é dada servir de espiã junto aos romanos para o seu povo. Antes de partir rumo a sua missão ela é marcada a ferro, para nunca poder esquecer de onde vem, torna-se tecelã e depois empresária na cidade de Coria. O local a Casa das Mulheres, um lugar que também oferece, massagens banhos, curas ervas e companhia feminina . Depois de seis anos, entre os romanos da Dania tem conseguido manter-se sem ser de ser tocada por qualquer homem desde o seu ex-marido, mas tudo muda quando Fabian Peregrinus surge em sua vida. Mesmo sabendo que a proprietária da casa não entretinha cavalheiros Fabian busca a companhia de Dania .

O Tribuno romano Fabian Peregrinus era frio, arrogante e tentou dobrar Dania a sua vontade, não aceitando a mera relutância da moça em um envolvimento, bem como contando com a sua cooperação no sentido de capturar o espião que tem enganado o destacamento militar romano, no caso ela própria .
O romance do casal se constrói lentamente posto em risco pelos deveres de cada um para com seu povo. .

Após 12 anos sem lançar livro cuja trama passe na idade antiga em vez das épocas convencionais medieval ou regência ou velho oeste a Harlequin nos traz Império Da Sedução

Um livro com uma trama que tem tudo para cativar, recomendado principalmente para as fãs de História antiga, uma excelente pedida para as leitoras de que querem fugir um pouco do convencional seja na época, seja no enredo e na construção dos personagens ,e descrição e época e costumes.Atenção também para aquelas que como eu são fãs da série ROMA.

O livro ainda que não resgate o clima de grandes épicos históricos como o DOMINIO DOS DEUSES da Lynn Bartlett e não seja muito hot merece estar na coleção e toda apreciadora do gênero

Aguardo comentários, se alguém souber de outros livros passados na antiguidade eu adoraria conhecer.

******Novidade Michelle Styles

The Gladiator's Honor by Michelle Styles
Harlequin Historical
Sep 2006
Category: Historical Romance


Quando estava pesquisando para escrever este post trombei com essa autora no site da Halequin canadense. Não conheço nenhum livro da referida
romancista restando somente torcer para que seja bom e despe rte a vontade de ser editado pela Halequin Brasil.

Vou postar o resumo traduzido mecanicamente.


Um sobrevivente endurecido em mais do que uma dúzia os combates de gladiadores. A masculinidade de Valen abastece as fantasias sexuais de muitas mulheres. É uma sociedade de aparência exterior polida , e Julia Antonia uma nobre romana sabe que deve não ter nada fazer com um homem que seja pouco mais do que um escravo. Mas um pouco do escândalo que adere-se a sua estola, Julia caminha em direção para o perigo que proibido representa. Para Valens, Julia é um lembrete tortura que sua vida torno-se . Para reivindicá-la,

deve lutar um final tempo-e ganhá-lo!

3 comentários:

Anônimo disse...

Esse livro Domínio dos Deuses é muito legal,e olha que sou viciada em florzinhas!!!!Também tenho ele,consegui combrar depois de anos da primeira leitura,não me desfaço dele por nada.Boas dicas!!! Parabéns pelo blog..

Vivi disse...

Eu amo Domínio dos deuses...li há trocentos anos atrás e fazendo pesquisas no google saiu o seu blog e o da Jade. Estou louca para relê-lo e dedicar um comentário especial em meu blog.
Ah, vou linkar Leitura legal ao meu blog http://romancegracinha.blogspot.com.
È bem recente mas, semanalmente estarei lá escrevendo sobre romance.

Beijos

Cristina e Márcia disse...

Acabei de chegar no seu blog e adoreeeii!!! Vou começar a leitura da Deusa Alena,estou ansiosa para ver no que vai dar toda essa trama...rsrsrsrs...Já sabemos que ao final tudo dará certo,ufa!!! Mas as emoções ao longo da história é que contam,né?
Bjos,se vc tiver um tempinho visite o nosso blog:www.romancesparasonhar.blogspot.com/

Outras leituras Legais ...

Blog Widget by LinkWithin